terça-feira, 19 de abril de 2011

Rua Vigário Bartolomeu

Foto 3
A mais antiga.
Aqui, percebe-se um gradeado ou muro de casa de esquina da Vigário Bartolomeu com a Ulisses Caldas.
O prédio anterior à grade ou muro da foto, apesar das cores clara e escura, é único e foi o que serviu à reforma que fez nascer o Cinema Royal, de esquina.
Vê-se, no seu alinhamento, defronte, à esquerda, um poste com luminária na esquina de um beco. A edificação adiante, bem como a vizinha de esquina do que se tornou o cinema, foram demolidas para o alargamento da Ulisses Caldas.O que comercializava "A Briza", canto direito da foto, de M. Balbino Araújo, confesso, não sei.
Quem souber, vou ficar agradecido pela informação.

Foto 2
Aqui, a Vigário Bartolomeu vista da Ulisses Caldas, buscando a Coronel Cascudo.
Depois da Praça da Alegria, tornada Praça Padre João Maria, passou a ser o lugar dos ajuntamentos natalenses, onde suas festas eram realizadas.
Compare-a à foto 3. Os segundo e terceiro prédios estão nas duas fotos, o que comprova ser a foto 3 a artéria em questão, ou seja, a Vigário Bartolomeu, denominada anteriormente Rua da Palha.
É a quarta paralela ao rio em busca dos morros, depois da rua Grande; Conceição e; Rua do Meio ou (primeiro) Beco da Lama, atual Voluntários da Pátria.
Foi rua de maior importância para Natal nos seus tempos áureos, servindo de residência e comércio para importantes famílias e significativos negócios que fizeram o crescimento da cidade.


Foto 1
Este é o Cinema Royal, esquina esquerda da rua Ulisses Caldas com a Vigário Bartolomeu, sentido prefeitura/avenida Rio Branco.
Compare o prédio com o da foto 3.

Você verá que ele foi restaurado para sediar o cinema. E poderá perceber que havia uma outra edificação, de esquina, na Ulisses Caldas.

Isso significa que essa edificação foi demolida, e supostamente outras, para o alargamento da rua.

Ainda hoje, quando se cruza a avenida Rio Branco, o estreitamento da Ulisses Caldas se verifica.

Postei a foto 2 para a verificação de que a foto 3 é mesmo a Vigário Bartolomeu, em tomada a partir de onde está hoje o camelódromo.
Esta constatação fica fácil a partir da visualização do prédio mais alto à esquerda, vizinho a um outro branco, presentes nas duas fotos.
A foto 3 é a mais antiga.
É possível que este alargamento tenha obedecido sugestão de Palumbo, contratado pelo prefeito Omar O'Grady para elaborar o Plano de Sistematização da cidade.
Nesta época, muitas modificações sofreu a Ribeira, com muitas demolições que alinharam e abriram em rumo das Rocas a rua Sachet, depois chamada avenida Duque de Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário