quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Natal, Cidade dos Reis Magos

Luís da Câmara Cascudo

(...)

O primeiro historiador do Brasil, Frei Vicente do Salvador, terminando sua História em 1627, informado pelos seus irmãos de hábito, Frei Bemardino das Neves e Frei João de São Miguel, testemunhas da campanha, escreve:

Feitas as pazes com os potiguares, como fica dito, se começou logo a fazer uma povoação no Rio Grande, uma légua do forte, a que chamam a CIDADE DOS REIS".

O mapa de João Teixeira, ilustrando o LIVRO QUE DÁ RAZÃO DE ESTADO ao BRASIL, 1612, fixa a CIDADE DOS REIS,onde está a CIDADE DO NATAL.

O Marquês de Bastos, donatário de Pemambuco, na sua MEMÓRIAS DIÁRIAS, referentes à primeira parte da guerra contra o holandês, 1654, o final, não muda o batismo: CIDADE DOS REIS.

No mapa de Guilherme Sansom, em 1679, aparece o nome atual sem que desaparecera o antigo: NATAL O LOS REYS.

O mapa de Zulnerl, 1709, mantém a grafia: NATALLOS REYS. O mesmo fez o Vaugondy, corrigido por Lamarche, acrescendo o nome do rio histórico: NATAL LOS REYS OU RIO GRANDE.

O Janvier de 1782 é fiel: NATAL LOS REYS.

Aires do Casal, na COROGRAFIA BRASÍLICA, 1817, citando a capital, adianta: NATAL, NATALÓPOLIS, que se acha às vezes na História com o nome de CIDADE DOS REIS ...

O Forte possuiu, antes das imagens, um painel com os REIS MAGOS e naturalmente a devoção começou muito cedo. Na DESCRIÇÃO DO RIO GRANDE, bem provavelmente de 1630, Domingos da Veiga, falando no Forte, menciona:

"A Igreja com seu alpendre com um retábulo dos SANTOS REIS que é a invocação dessa Fortaleza".

Pode-se, desta forma, demonstrar que havia uma tradição religiosa aos SANTOS REIS desde a fundação do Forte.

As imagens que estão na atual CAPELA DA LIMPA foram enviadas por EI Rei D. José em 1752.

São, pelo exposto, anteriores ao vulto da Padroeira de Natal que chegou pelo rio Potengi em 21 de novembro de 1753.

No próprio brasão d'armas da cidade há o elemento característico dos REIS MAGOS, a Estrela que os guiou ao presépio.

Há, evidentemente, tempo e lógica, para que os SANTOS REIS DO ORIENTE tenham seus fiéis na cidade que começou com seu nome santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário