sábado, 30 de janeiro de 2010

A Revolta dos Cupinchais

Aroldo Martins



Espíritos mamaés o assustaram em sonhos. Há rumores também entre os avoengos anciãos da oca. Iniguassu, pajé maior - o Rede Grande - mesmo destemido, pressente o infortúnio próximo do seu povo da floresta no dia em que os reinóis ultrapassarem Acejutibiró-Baia da Traição.

Diogo Dias reúne um terço de mamelucos e alugados, homens capitães do mato, experimentados na preação de índios e assim parte da capitania de Pemambuco em excursão de caçada aos homens e mulheres vermelhos do além ­Paraíba, os potiguara.

Nem nunca houve cunhatã tão bela e preciosa. Tez do bronze do barro cru, perfuma-se no banho do pequeno lago doce onde flutua, escultural silva desejada pela própria mãe - a natureza. Mas o canto inebriante dos pássaros e o estonteante grazinar dos insetos não a deixam perceber estranhos movimentos da mataria. Os invasores manietam-na. A mais perfeita moça índia, filha dileta de Iniguassu desaparece. A partir desse dia, o pequeno fio d'água será chamado de Tissuru - o rio do grande arrepio.

É noite pesarosa de choro e gemido. As muitas ocaras ao longo do Potengi estão reunidas em dança de guerra. Os grandes tuxauas são irmãos em todas as malocas separadas. O maior, Iniguassu, vulto gigante frente a fogueira, conclama os mais valentes a praticarem ferrenha vingança ao ousado reinol e seu bando.

Baraúnas brunem bordunas. Os painazes afiam as azagaias e zarabatanas. As lanças dos Pêgas e dos Paiatis são encruadas num fogo lento de muitas cinzas. Os guerreiros estão na ultima dança e no toque das puítas esbravejam em urros suas orações de despedida.

Absorto, o dono de engenho Diogo Dias comemora silencioso o seu feito. Agora tem mais escravos índios para trabalharem nos grandes partidos de cana. Mas seu feitiço e xodó maior é pela selvagem a quem os outros chamam Manacá, O truculento português deseja-a alucinadamente.

Nem bem é clara a manhã quando os vermelhos potiguares atacaram. Todos os moradores são trucidados. O senhor de Tracunhaém e toda sua família são chacinados a golpe de clava de jucá, os miolos no chão, bestunto mole misturado ao massapé.

Diogo Dias pagou caro a ousadia. A Índia Manacá, filha de Iniguassu, regressa com os seus para as margens do Potengi, onde a formosa e inocente cunhatã voltará a brincar com seus xerimbabos. E os mais velhos ao redor das fogueiras contarão suas porandubas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário